Património da Humanidade, porque não?

Inicou-se hoje o processo de possível candidatura do centro histórico da cidade região de Viseu à condição de Património10155307_1477856802432606_1141814950_n da Humanidade com a realização da Conferência “Para que serve um sítio Património da Humanidade?”.

Com uma adesão muito acima da expectativa inicial, pelo menos minha, a qualidade dos painéis e dos diferente oradores enriqueceram o debate e abriram a discussão, bem, diga-se. Uma palavra sobre o “cenário ” escolhido, muito bom…

Ficou, para mim, claro que mais importante que o ostentar a chancela, é o processo de preparação de candidatura e a mesma, que pela dinâmica que claramente impõem, realmente importam. Sem embargo do pós-atribuição e das sinergias que se criam, é nesta fase do processo que se tende a projectar a “revolução” de mentalidades e processos, que se operam as mudanças e se congregam vontades. Exemplo acabado disso mesmo, é o resultado do debate de hoje, que permitiu que muitos dos presentes possam agora formular a sua opinião.

Dos exemplos mostrados de cidades Património da Humanidade, fica a certeza de necessária gestão cuidada na ressaca da atribuição, que tem que ser desde logo preparada em conjunto com a candidatura. É crítico este factor de gestão no “day after”, sob pena de volvidos alguns anos tenhamos a sensação que estamos apenas perante um rótulo sem conteúdo.

A meu ver, a abertura deste processo e a procura de materializar uma candidatura do centro histórico a Património da Humanidade é já, per si, factor de desenvolvimento a vários níveis, independentemente do resultado final.

ng3182517António Almeida Henriques, goste-se ou não, está a agitar as águas, definitivamente parece 10153772_1480456022172684_5656579208406392443_nter”deixado o sofá”, o futuro mostrará o resultado das suas acções e os habitantes da cidade região terão oportunidade confirmar se Viseu é “a melhor cidade para Viver”…

 

 

One response to “Património da Humanidade, porque não?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s