Os snobs de Lisboa…

correio-beirao

Leitor  assíduo de alguns jornais de índole nacional, neles se destaca o “Expresso”, queleio desde que me lembro. Também o Correio Beirão leio desde o primeiro número.

Ora a tempo e a desmodo, verifiquei recentemente que naquele prestigiado órgão de comunicação, vulgarmente conhecido por “Expresso” por lá escrevem, entre outros de inegável valor, representantes do anedotismo e provincianismo tão caro a muitos que por lá, abaixo de Rio Maior, fazem pela vida. Nada contra isso, o fazer pela vida, cada um arranja-se como pode e sabe…

Recentrando no essencial, a desmodo mas ainda com tempo, um jovem, parece pela foto estilo “betinho snob”, colaborador desse jornal, encheu-se de brios e atilhos próprios de quem tem como horizonte máximo o Tejo de um lado e as portagens de A1 do outro, e vai de se escandalizar com a inclusão de Fernando Ruas na lista da coligação PSD/CDS  que vai a votos nas próximas eleições europeias. Ao que parece ele e uma cadelinha de Pavlov…

imgresMas, se ao que parece não é a frondosa cabeleira nem o farfalhudo bigode de Ruas que incomoda, quiçá efeitos do farandol, é mesmo o seu ponto de partida, Viseu, que faz confusão a este e, quem sabe, a muitos que por “terra conquistada” se passeiam…

E aí, desculpem-me, mas estão a abusar…

São conhecidas as minhas divergências de opinião com Fernando Ruas em muitas situações, mas também, é notório o respeito que sempre nutri pelo “homem” Fernando Ruas.

Para o bem e para o mal, Ruas foi autarca durante 24 anos, liderou como soube e como pode um concelho capital de distrito do interior , que entregou, embora com pouca vontade, em Outubro último a António Almeida Henriques.

Liderou a Associação Nacional de Municípios durante 12 anos, foi polémico, directo e frontal em muitas ocasiões, o que lhe custou amiúde a desconsideração do seu mérito e valor até por muitos dos seus correligionários políticos. Talvez por isso e por vir de Farminhão, nunca exerceu cargos de relevo no seu partido, onde anos e anos se contentou com a Vice-Presidência do Congresso laranja, até que, talvez por snobismo, ter “apostado” em Pedro Passos Coelho. De mandatário a Presidente do Congresso foi um pequeno passo…

Membro há muito do Comité das Regiões da UE, é conhecedor das matérias europeias, profundo conhecer de vários dossiers, estou certo que fará um bom mandato no parlamento europeu, em defesa dos interesses de todos os portugueses…

Ruas não merecia a maldade que o seu partido lhe fez, Fernando aparece como uma 2ª escolha, como aquele que vai no lugar que Alberto João, o Senhor da Madeira, recusou. Fernando Ruas merecia ser a primeira escolha.

Quanto ao snobismo de um quantos, que por “terra conquistada” pululam, sempre de pena e língua afiadas para “sentenciarem” sobre tudo e todos, tenham calma,  tenham “muita calma nessa hora” pois o tempo é de vésperas de um melhor Portugal.

(publicado na edição de 14/3/2014 do CORREIO BEIRÃO)

4 responses to “Os snobs de Lisboa…

  1. Só um obnubilado teria a ideia de comparar Rangel a Ruas, dando preferênica ao segundo. Tome juízo ou deixe de passar graxa para isso há muita gente do PSD.

    • Sr. Joé Costa, julgo que se enganou no blog onde queria “comentar”, pois por aqui ninguém comparou Ruas com Rangel ou vice-versa…
      Quanto ao resto, bem quanto ao resto, nem vale a pena perder tempo a comentar. Obrigado pelo comentário.

      • Não comparou mas comparam os leitores porque seria Ruas e não Rangel, na sua opinião, o primeiro da lista.

      • Caro Jacinto Fernandes, a sua interpretação não é correcta. O que eu digo é Ruas não merecia ser 2ª escolha para o 2ª lugar, dado que é público que Alberto João Jardim foi convidado e recusou. Inabilidade política ou não da Direcção do PSD, que expõe, assim, Ruas ao caricato de ser 2ª escolha para o 2º lugar.
        Não afirmei, em caso algum, que Ruas devia ser o 1º da lista, nem mesmo que devia ser 2º ou 3º, para mim irrelevante na análise.
        Obrigado pelo comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s