Eu também queria o comboio…

Se há coisa que gosto pouco é que me atirem areia para os olhos. E, infelizmente, é o que parece que estão a tentar fazer com todos nós na questão da pseudo ligação ferroviária Aveiro-Viseu-Vilar Formoso…

Pseudo sim, pois não está prevista em lado nenhum e já foi abandonada há muito pelos governos da nação, sim leu bem, governos…

Basta ler o relatório final do Grupo de trabalho para as infraestruturas de elevado valor estudo1acrescentado para se verificar que em caso algum se fala nessa ligação. O que é referido é uma ligação AVEIRO-FIGUEIRA DA FOZ-VILAR FORMOSO, “aparecendo” em determinada altura um “ramal de VISEU”, previsivelmente a esta ligação.

Aliás, em sede de organismos internacionais, como o ATLANTIC CORRIDOR, as referências a Portugal nunca expressam a ligação AVEIRO-VISEU-VILAR FORMOSO.

estudo2Esta é a realidade dos factos. Outra coisa é o que NÓS, TODOS NÓS, gostaríamos que fosse e nesse campo, estou certo que todos queríamos que a existisse essa ligação, que o comboio voltasse a Viseu.

Posto isto é necessário que haja pragmatismo e se o comboio não passa no Rossio, passa  perto. E é aqui que, neste campo, que urge trabalhar. É preciso diminuir a distância, tempo, que no separa do dito. É preciso, desde já, trabalhar na melhoria das acessibilidades a Mangualde-Estação por forma a diminuir riscos, custos e distâncias em tempo.

Se ficarmos agarrados ao sentimento “calimero” de “eu quero o comboio” quando já sabemos que o não vamos ter, podemos acabar por ficar sem nada…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s