Viseu e o futuro em 18 minutos by António…

%22Portugal terá de regressar aos mercados de forma apoiada” - SAPO Vídeos_00000Tarde de outono, algum frio na rua, tempo para um café “esticado” num dos ícones do centro histórico viseense, daqueles em que nos sentimos em casa… Encontro “marcado” com a entrevista que António Joaquim Almeida Henriques, Presidente da Câmara de Viseu, deu ao canal televisivo “ECONÓMICO TV”. 

Captura de ecrã 2013-11-19, às 15.23.49Com leitura prévia do resumo publicado na edição de hoje do “Diário Económico, a entrevista mostrou-se bem mais importante e interessante que o dito, que só en passant fala sobre Viseu. 18 minutos de “Viseu” não se resumem na pergunta/resposta plasmada. Critério editorial penalizador quer para Viseu, quer e ,sobretudo, para António…

Adiante, entrevista positiva, António aproveita os 18 minutos de Viseu, para deixar ficar algumas das ideias mestras do seu mandato, de permeio calendariza já algumas realizações e demarca-se, bem, da gestão anterior, estamos num novo ciclo, novas ideias, uma forma diferente de ver e fazer. António, que não olha para trás, relembra que sempre esteve com Fernando Ruas sendo que( acrescento eu) o contrário…

À passagem do minuto 6.27, já António se tinha “desembaraçado” de Ruas e afirmava que estamos num novo ciclo, explicando o que vai mudar, mas, não esquecendo que há ainda “coisas” por fazer daquele que podemos considerar o “ciclo” do hardware, nomeadamente no campo do saneamento, abastecimento e tratamento das águas…

As apostas deste novo ciclo são conhecidas, António enfatizou a questão social, crucial nos tempos que vivemos e definiu a economia como decisiva para o futuro do concelho e região. Neste campo, ficámos a saber que está quase pronto o Dossier e o Gabinete do Investidor e que, já no final o mês, estarão em Viseu, durante 3 dias, os Delegados do AICEP responsáveis pela captação de investimento para Portugal, para que possam “perceber” Viseu e a sua envolvente. Já em marcha o Conselho da Diáspora e em preparação 6 missões empresariais, resta saber onde, como e quem vai… António não esqueceu a “adopção” do documento estratégico 2013/17 que será já debatido nos próximos 15 dias pelo anunciado, mas ainda não conhecido, “Conselho Estratégico”. António quer uma maior ligação ao mundo universitário, procurando parcerias internacionais neste campo. Quer consolidar e ganhar competências na área da protecção civil, tirando partido, também, da nossa centralidade, a qual urge reforçar com a ferrovia e a ligação ao sul do país( subtil aqui, não fala na “afamada” auto-estrada para Coimbra).

Cultura é aposta, se bem que não muito bem explicado como, o objectivo é chegar a 3º pólo cultural do país. Ficámos a saber que nos falta um Centro de Artes e Espectáculos, o que de resto já sabíamos, e que assim sendo resta-nos “intervir” no multiusos para o tornar nisso mesmo. Vai-se cobrir, se o Siza deixar, o Mercado 2 de Maio e entrando na grande aposta que é o Centro Histórico, para além de fomentar e incentivar a intervenção cultural, António quer transferir alguns serviços municipais para essa zona e “arranjar” 4/5 lojas âncora que estimulem a atractividade da zona.

Tornar Viseu um destino turístico de excelência faz parte deste novo ciclo que, Unknown-2essencialmente, procura “tornar Viseu numa cidade boa para nascer, crescer, estudar, trabalhar e envelhecer”, Almeida dixit…

Resumindo, o “Tó” não é o “Fernando”, vontade e ideias existem, o trabalho de casa está feito, agora é tempo de arregaçar mangas e trabalhar por e para Viseu.

Estarão António e a sua equipa preparados para isso?E a oposição?

A e para bem de Viseu, é bom que sim…

Para memória futura estes cerca de 18 minutos de entrevista.

%22Portugal terá de regressar aos mercados de forma apoiada” - SAPO Vídeos_00002

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s