Vencedores e vencidos de 29…

Como em todas as noites eleitorais, este pretérito domingo, 29 de Setembro do ano da graça de 2013, existiram vencedores e vencidos. Na noite de 29, os resultados das eleições autárquicas revelaram uns e outros, sendo que alguns nem a votos precisaram de ir…

Comecemos por aqueles que foram os vencidos, não da vida, mas da noite eleitoral:

  • images-5JOSÉ JUNQUEIRO, não conseguiu ganhar a câmara de Viseu sem Fernando Ruas na corrida, Junqueiro não foi capaz de convencer os viseenses da bondade das suas propostas. Não chega “trocar” o GPS por uma máquina de retratos e usar o sorriso nº3, é preciso “ser” sempre…
  • UnknownMOTA FARIA, líder da distrital laranja vai ter que explicar aos seus como conseguiu perder 5 câmaras no distrito(2 em coligação) e apenas ganhar 3, uma delas, Tabuaço em coligação com o CDS, sendo que Oliveira de Frades “passa”, também, para a coligação. Acresce a trapalhada do processo eleitoral em Viseu e não só, junte-se o resultado próprio na lista que encabeçava pelo PSD, candidato de recurso é certo, à  Assembleia Municipal de Viseu onde garante a maioria por apenas um deputado…
  • capa_95c9d994f8d75d4d60f8bb8f25902339FERNANDO RUAS, incomodado e contrariado lá deu o seu apoio a António Almeida Henriques. Derrotado na escolha e constituição da lista laranja, foi incómodo durante a pré e campanha eleitoral, aproveitou as 2 últimas semanas de mandato para descerrar tudo o que era placa com o seu nome, Ruas merecia sair de outra forma, mas não, sai pela porta que escolheu… e não é para Rua Formosa.
  • BLOCO DE ESQUERDA, à porta do momento final, em Viseu não fugiu do desconcertoimages-4 nacional. Quer em S. Pedro do Sul, onde pontificavam os seus mais carismáticos militantes, quer em Viseu, onde Carlos Vieira e Manuela Antunes foram cabeças de cartaz, o Bloco não conseguiu os seus intentos, vendo-se, inclusivé, ultrapassado em Viseu pela CDU nas eleições para a câmara… Mas tal como em Lisboa, por aqui também se “cantam” ossanas de vitória…  enfim, nos fins da vida a tudo se chega…
  • Unknown-2A COLIGAÇÃO PSD/CDS perde 2 câmaras no distrito, Nelas e Penalva do Castelo, “ganha” outras 2, Tabuaço ao PS e Oliveira de Frades ao PSD… Se na matemática tudo parece igual, politicamente não o é…

Vencedores na noite de domingo, na minha modesta opinião, foram:

  • joao-azevedoJOÃO AZEVEDO, líder distrital do PS, arrasou em Mangualde, ganhou 5 câmaras e “despachou” José Junqueiro. No PS, o futuro a João Azevedo pertence…
  • helder-amaral-cdsHÉLDER AMARAL, eleito vereador em Viseu, recolocando o CDS no lugar próprio depois de 20 anos de jejum. A nível distrital, tal como no país, o CDS passa ao lado da “hecatombe” laranja… Hélder passa com distinção, agora basta agarrar  o futuro…
  • imagesCDU VISEU, mais que duplica a sua votação e consegue eleger um representante na Assembleia Municipal de Viseu. Certo que se trata mais de um voto de protesto que outra coisa, o seu a seu dono e a CDU e o Francisco Almeida também ganharam no domingo. Vamos ver até quando.
  • Carlos MartaCARLOS MARTA, deixa Tondela bem entregue nas mãos do indefectível José António, os resultados distritais mostraram que tinha razão quando “avistou” ao longe a hecatombe laranja, crítico de Mota Faria, foi apontado como o mais forte candidato ao município viseense, granjeava simpatia muito para além do espectro laranja, o   que logo causou urticárias várias, sem ir a votos, pairou sobre as eleições sem se notar, o nóvel Presidente da Fundação do Desporto tem um longo caminho pela sua frente, tenho para mim que o futuro do PSD Viseu passará por aqui…

Noutra escala, houve mais vencidos e mais vencedores, desde logo o Coronel Figueiredo que chega à Assembleia Municipal de Viseu com um CDS reforçado e aumentado, os “desalinhados” socialistas que viram e bem, diga-se, ao longe o desastre JJ, com Jorge Silva à cabeça. Rui Pedro Almeida que como independente ganhou a Junta de Freguesia de Abraveses, num claro cartão vermelho ao PSD de Guilherme Almeida, também ele um dos vencedores da noite.

Noite esta, em que até o meu amigo Fernando Cálix cantou vitória, tinhas razão Fernando…

4 responses to “Vencedores e vencidos de 29…

  1. Agradeço a referência e aproveito para esclarecer que sou mesmo e só “desalinhado”. Efectivamente deixei de ser militante do PS em 2010. Abraço.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s