LONDRES’ 12 ou mais uma excursão de Vicente de Moura & amigos…

Terminam hoje os jogos da XXX Olimpíada em Londres, Portugal termina mais uma honrosa participação onde para além de uma medalha de prata na canoagem, que se saúda vivamente e de meia dúzia de excelentes resultados em modalidades onde, por norma, não temos tradição, o resto apenas mostrou à saciedade que, também nesta matéria, não há planeamento capaz, não existe  uma política clara de desenvolvimento desportivo e que Vicente de Moura está a mais, se é que alguma vez esteve, no Comité Olímpico Português.

Sempre cheios de esperanças, quase sempre confrontados com a desilusão. É esta a nossa relação com os Jogos Olímpicos…

Os culpados? Os atletas? Os dirigentes? Nós todos?

Os primeiros, tirando as devidas excepções, serão os menos culpados. Treinam como podem, esforçam-se e procuram o melhor resultado possível…

Muitos com poucos apoio, normalmente,  os que têm melhores resultados…

Os segundos, nomeadamente aqueles que vão de passeio de 4 em 4 anos, que promovem falsas esperanças e expectativas em atletas e no povo. Pardigma máximo deste estilo saloio de dirigismo é Vicente de Moura…

Os terceiros, nós, o povo, que continuarmos a viver na ilusão do que não somos nem temos. No desporto, como em tudo o resto, não temos uma linha condutora, não temos um planeamento constante, um projecto que não mude com a rotação dos “ventos”…

Não existe base, não existe preparação atempada e com largos horizontes temporais.

Repensar o desporto escolar(existe para além dos professores nomeados para tal?), repensar a política de apoio ao desporto de alta competição e reformular completamente o projecto Olímpico, assumir que o objectivo não é Rio de Janeiro 2016, mas sim 2020, muito provavelmente, em Madrid, aqui ao lado e, já agora, tomar o seu exemplo nesta área, onde a política sustentada de desenvolvimento desportivo deu, inegavelmente,os seus frutos…

Quanto ao resto, espero não ver Vicente de Moura a passear no calçadão daqui a 4 anos, no seu melhor estilo de “eu sou o Presidente e vocês, o povo, não têm cultura desportiva nenhuma… Não interessa ganhar, o que eu gosto mais é mesmo de passear! ié! tá-se bem!”

OBJECTIVO 2020! JÁ!

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s