Sabia que o Académico jogava hoje? Então porque…

Hoje fui ver jogar o “nosso” Académico ao Municipal do Fontelo, confesso que desde a existência do “novo” Académico, contam-se pelos dedos de uma mão a vezes que o fiz.

Resultado menos mau, empate a zero com um dos principais oponentes na subida de divisão, o Nogueirense, exibição paupérrima das três equipas em campo. Assistência escassa, no máximo umas 300/400 pessoas.

Do jogo, apenas dizer que o Académico teve “sorte” em não ter perdido, que o Nogueirense é uma equipa aguerrida e organizada e que o Sr. Árbitro inclinou o campo em claro prejuízo dos da casa, aliás, o “bandeirinha” do lado da Superior tinha um tique nervoso que o levava a levantar a dita em cada ataque academista… Enfim, ficou patente que dentro e fora do relvado temos muito para evoluir…

Mas a razão que me leva a escrever sobre este tema é um misto de tristeza e saudade. Começando por esta, recordo-me das épocas gloriosas do CAF, lembro-me da subida à 1ª Divisão num célebre jogo em Lordelo que acabou em batalha, na década de 70. Uns anos mais tarde o regresso ao escalão maior numa equipa onde pontificavam Rodrigo, Bastos, Emanuel, Hélder, Penteado, Inaldo, etc., seguido do calvário da descida até à 3ª divisão e renascer das cinzas até nova subida com Carlos Alhinho no comando e uma falange de cabo-verdeanos… Depois, bem, depois é o que sabemos, o definhar até ao momento final. Hoje, temos o “ex-Farminhão” transformado em Académico e uma cidade, um concelho, um distrito, uma região completamente afastada daquele que deveria ser o seu emblema desportivo maior.

Quanto vale a marca Académico de Viseu? Muito, seguramente.

Qual o impacto na economia local de ter uma equipa de futebol no principal escalão nacional? Basta relembrar os Domingos das épocas atrás referenciadas, com a cidade agitada, restaurantes e cafés cheios, a romaria ao Fontelo…

Viseu precisa de uma Académico forte, o Académico precisa de sentir o apoio da sua cidade, da sua região. Viseu tem que voltar a respirar Académico…

O Académico precisa de ser mais forte, mais respeitado, tem que ser olhado, novamente, como o maior clube da região, o mais representativo, para isso precisa de sentir o apoio de todos nós! O Académico é um dos expoentes máximos da “marca Viseu”.

Duas notas finais e um apelo, começo por enaltecer o trabalho da actual Direcção do Clube, que quase sem apoios muito tem conseguido fazer, registar que não encontrei nenhum representante do executivo municipal no apoio ao clube e um apelo final, TODOS AO FONTELO APOIAR O ACADÉMICO NO PRÓXIMO JOGO!

3 responses to “Sabia que o Académico jogava hoje? Então porque…

  1. Vergonhosa essa criação do “novo académico”, para não classificar o “parto”, em “barriga de aluguer”, de modo mais caústico.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s